Drova - Forsaken Kin é um RPG de ação desenvolvido pela Just2D, lançado em 15 de outubro de 2024. O jogo é inspirado em mitologia celta e tem uma estética pixel arte impressionante.
A história segue um personagem que, após receber uma pedra mágica, descobre a existência de uma terra prometida chamada Drova. No entanto, ao chegar lá, ele percebe que a realidade é bem diferente do que foi prometido. O jogador deve sobreviver em um mundo hostil, enfrentando monstros e descobrindo relíquias de uma cultura perdida.
Este ARPG meticulosamente desenvolvido pega emprestado mais do que algumas ideias, mas o que realmente me impressionou foi como tudo foi montado. Alguém poderia pensar, com base nos visuais, que está prestes a jogar um jogo mais simples, mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Sem exagerar nas comparações, para mim, a Just2D Interactive conseguiu condensar grandes jogos de ARPG em um pequeno pacote e fez parecer que foi lançado nos moldes dos jogos nos clássicos. Acredito realmente que é tão bom e estou tão surpreso quanto você.
Há uma quantidade surpreendente de mecânicas no jogo, e ele gerencia todos os sistemas interligados com maestria. Missões secundárias, por exemplo, quase sempre estão integradas à missão principal em termos de progressão.
O processo de subir de nível tem uma reviravolta interessante, pois certos personagens podem ensinar novas habilidades e ajudar a aumentar suas estatísticas. Se você quiser se especializar, muitas vezes precisará encontrar alguém que possa lhe ensinar o restante.
Têm combos diferentes e árvores de habilidades dedicadas que permitem expandir seu repertório. Ou, talvez, você queira explorar a criação de itens, a fabricação de poções, a caça, a pesca, a mineração. A lista é extensa, mas nada disso atrapalha a experiência de jogo.
O combate é lento e metódico, exigindo esquivas e bloqueios com tempo perfeito. Todas as opções clássicas estão presentes, incluindo espadas e escudos, machados e martelos, lanças, adagas e armas de longo alcance, como fundas e arcos.
Também há magia e habilidades especiais para desbloquear, que podem virar a maré do combate. As coisas podem ficar complicadas! Convoque um bando de ratos para ajudar ou lance alguns mísseis mágicos nos inimigos. Se preferir combates corpo a corpo, acumule dano de sangramento com veneno e veja a barra de saúde dos oponentes despencar.
Talvez você prefira combates de curta distância? Acumule dano de sangramento usando veneno e observe a barra de saúde dos inimigos despencar. Ou então, aplique um poderoso chute no rosto enquanto eles preparam um ataque e veja-os voar para trás, mantendo você fora de perigo.
Se você dominar a técnica de aparar, poderá jogar como um game de souls! Cada ataque e defesa bem-sucedidos reduzem a barra de postura dos inimigos e, quando esgotada, é o momento perfeito para atacar. Só não fique apertando os botões sem parar, pois cronometrar cada golpe com precisão mantém o combo ativo.
Quando estiver mais confiante e bem equipado, você também pode canalizar seu lado Witcher e caçar algumas feras chefes que encontrar na selva.
Aqui também há um aspecto de permanência no jogo: quando você mata algo, está morto e seu corpo permanece onde caiu. O melhor é que, depois de aprender a abater animais corretamente, você pode voltar e coletar o saque adicional. Os recursos parecem ser infinitos, sejam flores, peixes ou minérios. Felizmente, não há restrições de peso, então pegue tudo o que encontrar. E há muita coisa para pegar!
Os menus são intuitivos, embora um pouco complicados no controle. O diário dá uma pista sobre o seu próximo objetivo. O inventário pode ficar lotado, mas tudo pode ser filtrado. Os mapas compráveis são claros e podem ser anotados em movimento. É uma interface de usuário suave, agradável, clara e fácil de entender.
Encontrar coisas organicamente durante suas viagens e ter essas descobertas levando a outras missões foi uma verdadeira alegria. Encontrei uma pessoa ferida na floresta e pensei que tinha o remédio certo para ajudá-la, mas, infelizmente, não foi o caso e ela não resistiu. Mais tarde, encontrei um acampamento, e um dos moradores me contou sobre seu amigo desaparecido. Quando informei sobre a morte prematura de seu amigo, omiti que fui eu quem acabei causando isso com uma poção duvidosa, e recebi a recompensa por encontrá-lo. Se eu não tivesse optado por essa tentativa arriscada, poderia ter ido a um acampamento em busca de ajuda, e as coisas poderiam ter sido diferentes.
As conversas também soavam naturais, com respostas bem elaboradas e a chance de manipular a verdade. Há bastante humor também, e a escrita resultou em situações bem divertidas.
Conseguir a amizade de um policial grande e desajeitado, mostrando a ele que você pode lutar e beber, me fez acabar completamente embriagado e acordar pendurado no lustre, enquanto todos contavam que eu estava cantando e dançando nas mesas.
Adorei como as coisas se desenrolavam dependendo das conversas ou de suas proezas de combate. Também é louco pensar que as pessoas podem perder partes inteiras do jogo, dependendo das escolhas que fazem.
Há uma boa dose de capacidade de repetição aqui se você quiser experimentar tudo o que Drova: Forsaken Kin tem a oferecer. Existem também alguns personagens cativantes e é ótimo ver seus arcos de história se desenrolarem.
É fácil simpatizar com algumas de suas lutas muito normais e me viu fazendo tudo o que podia para ajudar, mesmo que eu estivesse jogando como um sarcástico.
Adorei como a história se desenrolava, dependendo das conversas e das habilidades de combate. É impressionante pensar que as pessoas podem perder partes inteiras do jogo, dependendo das escolhas que fazem.
Também há alguns personagens cativantes, e é ótimo ver seus arcos de história se desenvolverem. É fácil se identificar com algumas de suas lutas muito comuns e acabei fazendo tudo o que podia para ajudar, mesmo jogando de forma sarcástica.
Pontos Positivos
Estética: A Pixel Arte é visualmente atraente e traz uma sensação nostálgica.
Exploração: O mundo aberto é vasto e repleto de detalhes.
Liberdade de Escolhas: As decisões do jogador realmente impactam a história.
Pontos Negativos
Dificuldade: O início do jogo pode ser difícil para novatos.
Mapeamento: A falta de mapas decentes pode ser frustrante.
Combate: Pode ser desequilibrado e desfavorável para o jogador.
Drova - Forsaken Kin é uma excelente escolha para fãs de RPGs que apreciam uma mistura de fantasia sombria e jogabilidade desafiadora. Embora tenha suas dificuldades, a experiência geral é gratificante e envolvente.
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